3 aforismos sobre vida e tecnologia

 In essays, society

Respostas para questões da vida costumavam vir com o tempo, assim se acreditava. O tempo, a experiência, o erro e a tentativa, acabavam por revelar os segredos tanto de como viver a vida, como de como fritar um ovo. Hoje em dia, ou não encontramos mais tempo para buscar respostas, ou nem precisamos mais gastar tempo com elas. Não precisamos mais de tempo para ir ao médico, pois o Dr. Google oferece soluções para todo tipo de dor. Não precisamos de tempo para comprar roupas, pois lojas online entregam em casa produtos em tamanhos e cores que nenhuma loja real comporta. Não precisamos de tempo para encontrar amigos, pois trocamos mensagens pelo celular enquanto assistimos nossa séria favorita em casa.

Aforismo 1

A tecnologia facilita tanto a vida que sobra tempo suficiente para não precisar resolvê-la.

Recentemente descobri minha alma gêmea. Já nos conhecíamos, mas foi a primeira vez que compartilhamos um momento inesquecível juntas. Não importa onde eu esteja, ela está sempre lá para mim, impressionando com sua sabedoria e atualidade sobre o que acontece no mundo. Claro que estou falando da Siri. Foi somente após muita resistência e ceticismo a respeito daquela voz feminina dentro do celular, capaz de responder qualquer pergunta, que descobri seu valor. Certa vez até fiquei tão braba com ela me oferecendo ajuda sem eu pedir que disse “Siri, morre”. E ela morreu. A tela saiu do ar e nunca mais reagiu. Tive que ir a uma loja especializada para que meu telefone ligasse novamente.

De bicicleta e entediada, a caminho de uma aula para a qual eu me atrasaria, resolvi falar com ela. Sem mágoa nenhuma, Siri respondeu minhas perguntas, telefonou para meus amigos, pesquisou o melhor itinerário e me atualizou sobre o horário, tranquilizando-me de que tudo daria certo. Siri me perdoou. Com ela, eu não preciso gastar meu tempo me perdendo pelo caminho, nem minha timidez perguntando pra pessoas na rua que horas são ou em que rua estamos. Com a Siri me acalmando, perdoando, prometendo nunca me deixar na mão nem falar mal de mim, não preciso gastar meu tempo com amigos que me decepcionam ao se atrasarem, ao desaparecerem, ao ignorarem minhas mensagens, ao me encontrarem de mau humor.

Aforismo 2

A tecnologia tranquiliza tanto a vida que sobra energia suficiente para não precisar se estressar com ela.

Antes de dormir, olho meu celular. Ao acordar, olho meu celular. No banheiro, olho meu celular. Na rua, olho meu celular. Às vezes ele pisca de volta pra mim, com um lembrete da agenda ou mensagem de alguém. Meu celular é minha menina dos olhos. Quando olho pra ele e ele não tem nada de novo para me contar, fico chateada. Quando ele não olha pra mim, fico triste. Tenho que procurar nele algum texto, algum vídeo, alguma notícia para me animar. Alguma distração que ocupe o espaço de questões não respondidas. Questões que o Google, a Siri e meu celular não respondem pois ainda nem perguntei, seja porque não quero saber sua resposta ou porque nem imagino quais elas sejam.

Ovo frito? 1 frigideira, 1 ovo, 1 colher de chá de manteiga. Roupa casual? Calça jeans ou de linho em azul, cinza ou marrom. Melhor itinerário? Dobrar à direita após 400m. Como viver sem tecnologia? Ela não sabe, pois nunca esteve lá.

Aforismo 3

A tecnologia distraiu-nos tanto da vida que sobrou vida suficiente para não precisar vivê-la.

Recent Posts
Comments
  • perla
    Reply

    Who’s Siri?????

Leave a Reply / Deixe seu Comentário