Tons de machete

Restituição de toques de viola machete tocados por João de Deus

Este projeto disponibiliza vídeos de 1987 de João de Deus, de Santo Amaro da Purificação (BA), tocando cinco tons de machete do samba de viola e do samba chula. O material foi registrado por Tiago de Oliveira Pinto durante suas pesquisas no Reconcâvo da Bahia entre 1982 e 1988, na casa do próprio João de Deus, também conhecido por João da Viola, que em 1988 viria a falecer aos 70 anos de idade.

Cada “Tom” corresponde a um toque – um padrão rítmico-melódico de execução da pequena viola machete, e recebe o nome de uma tonalidade: “Ré Maior”, “Sol Maior”, “Dó Maior”, “Lá Maior” e “Mi Maior”. Cada toque tem de duas a quatro partes diferentes, encadeadas de maneira livre. Grande parte dos toques documentados em 1987 encontra-se extinta da prática atual do samba da região.

O registro, feito em colaboração com Max Peter Baumann, foi configurado de maneira a beneficiar a escuta e a observação da viola machete, acompanhada de pandeiro e atabaque, facilitando, assim, a possibilidade de sua aprendizagem direta. O projeto, coordenado pela pesquisadora Nina Graeff, tem como principal objetivo a recuperação da prática dos cinco toques de machete registrados, isto é, sua aprendizagem principalmente por parte dos sambadores da região, mas também por demais músicos interessados no instrumento e no samba de roda.

Acesse os vídeos originais e editados para aprendizagem autoditática registrando-se aqui.

Bibliografia sobre a viola machete

  • ASSEBA. 2011. Oficinas de Viola Machete. Link

  • GRAEFF, Nina; PINTO, Tiago de Oliveira. 2012. „Música entre materialidade e imaterialidade: os tons-de-machete do Recôncavo Baiano / Music between Tangibility and Intangibility: the tons-de-machete from Recôncavo Bahiano”, in:Revista MOUSEION 11/1 (Jan-Apr. 2012). Link

  • GRAEFF, Nina. 2015. Os Ritmos da Roda. Tradição e Transformação no Samba de Roda. Salvador: EDUFBA. Link

  • NOBRE, Cássio. “Viola nos Sambas do Recôncavo Baiano”, in: Pacific Review of Ethnomusicology 14 (2019). Link

  • WADDEY, Ralph. “Viola de Samba e Samba de Viola no Recôncavo Baiano” In: Dossiê do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, editado por IPHAN (2006). 102-153.  Link

Agência de financiamento:

Apoio: